October 27, 2017

October 20, 2017

October 11, 2017

July 11, 2017

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Qual a origem da palavra “Santa Claus”?

December 14, 2016

 

Quando explico para os alunos que em inglês Papai Noel é Santa Claus, sempre vem a piadinha, “Mas Papai Noel é homem, como ele pode ser uma Santa?”.

 

Bom, tudo tem sua origem etimológica e linguística.

 

Então vamos aproveitar pra saber de onde veio a origem de várias palavras ligadas ao Natal, inclusive Santa Claus.

 

O nome Papai Noel passou para o Português do Francês Père Noël. A primeira palavra quer dizer “Pai” e se usa muito como tratamento familiar e afetuoso para um homem que não é mais jovem. Não que seja o seu caso, claro.

E Noël é a palavra francesa para Natal, e vem da expressão latina natalis dies,“dia do nascimento” (no caso, de Jesus).

Este dia também é conhecido como o dia da natividade, do Latim nativitas, “nascimento”, de naqui, “nascer”.

Em Inglês o Natal é conhecido por Christmas, da antiga expressão Cristes maesse, “missa de Cristo”, que no início era a única celebração que havia. Naquela época as crianças ainda não pensavam em ganhar videogames e tablets.

Como a cultura americana predomina em minha parte do planeta, já me perguntaram várias vezes por que se vê escrito Xmas em muitos letreiros nos filmes. Essa grafia começou a ser usada no século XVI na Inglaterra e se fez a partir da letra inicial de Cristo em Grego, que se escreve como um X. Mas atualmente muito a associam ao uso em propaganda e não lhes agrada muito vê-la, não.

Já que falamos nessas palavras em Inglês, acrescento que o seu nome nesse idioma é Santa Claus, o que o senhor naturalmente já sabe. Mas a maioria ignora que ele veio do Holandês dialetal sante klaas, de sinter niklaas, “São Nicolau”, bispo da Ásia Menor e patrono das crianças.

 

PS: Na nossa arte a Illustration de 1881 feita por Thomas Nast, baseado no poema  "A Visit from St. Nicholas"  de Clement Clarke Moore's. Ajudaram a criar a imagem moderna do Santa Claus.

Please reload

Please reload

Arquivo