Qual a origem da palavra “Santa Claus”?


Quando explico para os alunos que em inglês Papai Noel é Santa Claus, sempre vem a piadinha, “Mas Papai Noel é homem, como ele pode ser uma Santa?”.

Bom, tudo tem sua origem etimológica e linguística.

Então vamos aproveitar pra saber de onde veio a origem de várias palavras ligadas ao Natal, inclusive Santa Claus.

O nome Papai Noel passou para o Português do Francês Père Noël. A primeira palavra quer dizer “Pai” e se usa muito como tratamento familiar e afetuoso para um homem que não é mais jovem. Não que seja o seu caso, claro.

E Noël é a palavra francesa para Natal, e vem da expressão latina natalis dies,“dia do nascimento” (no caso, de Jesus).

Este dia também é conhecido como o dia da natividade, do Latim nativitas, “nascimento”, de naqui, “nascer”.

Em Inglês o Natal é conhecido por Christmas, da antiga expressão Cristes maesse, “missa de Cristo”, que no início era a única celebração que havia. Naquela época as crianças ainda não pensavam em ganhar videogames e tablets.

Como a cultura americana predomina em minha parte do planeta, já me perguntaram várias vezes por que se vê escrito Xmas em muitos letreiros nos filmes. Essa grafia começou a ser usada no século XVI na Inglaterra e se fez a partir da letra inicial de Cristo em Grego, que se escreve como um X. Mas atualmente muito a associam ao uso em propaganda e não lhes agrada muito vê-la, não.

Já que falamos nessas palavras em Inglês, acrescento que o seu nome nesse idioma é Santa Claus, o que o senhor naturalmente já sabe. Mas a maioria ignora que ele veio do Holandês dialetal sante klaas, de sinter niklaas, “São Nicolau”, bispo da Ásia Menor e patrono das crianças.

PS: Na nossa arte a Illustration de 1881 feita por Thomas Nast, baseado no poema "A Visit from St. Nicholas" de Clement Clarke Moore's. Ajudaram a criar a imagem moderna do Santa Claus.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo