top of page

Por que a Sexta-feira Santa é chamada de Good Friday?


Hello everyone,

Hoje celebramos a “Sexta-feira Santa” que em inglês em chamada de “Good Friday”, que literalmente seria “A Boa Sexta-feira”. Mas por que esse termo?

Linguistas especializados já pesquisaram sobre o assunto e chegaram à três conclusões.

A primeira teoria é que a “Sexta-feira Santa” é chamada de “Good Friday”, porque segundo a crença cristã, há algo bom nisso; é o aniversário do que chamamos de Jesus morrendo por nossos pecados. Então aquela sexta-feira terrível, se tornou algo bom, pois comemora a vitória de Jesus sobre a morte e ao pecado.

Já a segunda teoria vem da derivação da palavra “God”, que é “Deus”. Então, “Good Friday” veria de “God’s Friday”. Ou até mesmo seria uma palavra vinda do alemão “Gottes Freitag”, que passando para o inglês também seria “God’s Friday”.

Contudo a terceira e última teoria, que é suportada pelo dicionário Oxford, é que o nome vem de um termo antigo para a palavra “good” que significava “sagrado”, “santo”.

E sua comemoração lá não se difere muito da brasileira. Na Inglaterra, por exemplo, os católicos fazem procissões representando a crucificação de Cristo.

E uma das poucas curiosidades é que eles comem no café da manhã um pãozinho doce recheado feito com uvas passas e especiarias, servido quente com manteiga e decorado com uma cruz no centro, representando a crucificação de Jesus, chamado de “hot cross bun”. E obviamente acompanhado por uma xícara de chá.

Nós da SmartVille desejamos a vocês uma Sexta-feira Santa repleta de bênçãos e que vocês tenham aprendido um pouco conosco.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page